Meditação na quarentena: relaxamento
- Argumento Anew
- 15 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Este post irá falar sobre o porquê de praticar a meditação, a postura que deve ser adotada e também o guiará na própria prática de editação.

A meditação vem originalmente da palavra "cultivo" pode ser interpretada também como "contemplação", é praticada tanto para nos desligarmos do mundo a nossa volta como para nos focarmos em algo de nossa vida. Podemos utilizar a meditação para nos conectarmos com a natureza, esvaziando a nossa mente, ou, podemos praticá-la para nos conectarmos com algo: um sentimento, pensamento ou atividade em particular.
Porque praticar a meditação?
Estudos comprovam que a meditação ajuda na ansiedade, depressão, fluxo sanguíneo, estabilidade emocional e muuuiiitaaas outras coisas. (Fique de olho no site que vamos fazer um posto sobre todos os benefícios da meditação).
O que eu preciso para praticar a meditação?
Para praticar a meditação é essencial que você esteja em um ambiente onde se sinta confortável, tem que ser um ambiente calmo e agradável. O ideal é que não haja cheiros fortes ou barulho alto para que você não perca a concentração.
Além disto, também é aconselhável que você utilize um colchonete, esteira de meditação ou o próprio banco para meditação.
Você deve usar roupas confortáveis, nada de roupas muito apertadas ou que pinicam, o objetivo da meditação é se manter relaxado.

Vamos arrumar a nossa postura?
Pernas:
A sua postura pode ser: sentado, andando ou até deitado. Lembre-se que você deve se sentir confortável durante a meditação. Normalmente as pessoas optam por sentar-se no chão, colchonete, esteira de meditação ou banco para meditação. Existem duas posições que são as mais utilizadas para meditação: A posição de seiza (de joelhos) ou posição de lótus (com as pernas fechadas).
Mãos:
Suas mãos podem ficar sobre seus joelhos com as palmas para acima, com o polegar e o indicador se tocando (ou não) ou você pode deixar suas mãos no seu colo.
Olhos:
Você pode meditar com os olhos fechados, abertos ou semicerrados. Se meditar com os olhos fechados cuide a sua sonolência, o mais indicado é a meditação com os olhos semicerrados.
Coluna:
Esta é a parte que exige mais atenção, a sua coluna deve estar sempre ereta, sentindo todas as vértebras encaixadas.

Vamos começar a nossa meditação?
Você pode colocar uma música calma, como um mantra (existem várias opções no youtube).
Você pode focar em um problema ou algo que está ruim e pedir o contrário, por exemplo: você está tendo problemas de saúde, deve pensar que entrará saúde no seu corpo, imaginar o seu corpo trabalhando para que você fique mais forte e saudável. Você está muito estressado então deve imaginar todo seu estresse indo embora e a paz entrando em você, imaginar seus músculos, coluna e articulações todos leves, nada rígido.
Também pode deixar a sua mente em branco e apenas prestar atenção na sua respiração, respirar fundo e calmamente.
Tem um tempo para meditação? Não.
A meditação pode ser feita quanto tempo você puder e quiser. Você não precisa se sentir na obrigação de ficar 20,30 ou 40 minutos ali, pois é um exercício de relaxamento.
Este post fica por aqui, boa meditação e até a próxima!
As informações para este post foram tiradas das seguintes fontes:






Comentários